top of page

ÊXTASE – GUILHERME ARANTES

Atualizado: 13 de mai.

Inaugurando os posts do mês de maio de 2024, uma belíssima canção, que você vai gostar ainda mais quando souber o seu verdadeiro significado.


Estreando no Blog, com muito estilo, o grande músico, cantor, compositor, pianista e arranjador Guilherme Arantes. Com uma brilhante carreira e dono de uma vastíssima discografia, é um dos poucos pianistas brasileiros a integrar o hall da fama da secular fabricante teuto-americana de pianos Steinway & Sons, estando em companhia de nomes como Guiomar Novaes, Franz Liszt, George Gershwin e Duke Ellington. Além disso, foi considerado, pela revista Rolling Stone Brasil, em 2008, como um dos 100 maiores artistas da música brasileira.


Lá se vão mais de 50 anos de estrada! Sua contribuição para a música brasileira é significativa e relevante, tendo influenciado vários artistas de gerações mais recentes...Ele continua na ativa, com lançamentos mais esparsos de novos álbuns, porém está sempre em turnê fazendo shows, cantando e tocando, junto ao seu lindo piano, os inúmeros sucessos de sua luminosa carreira!


"Êxtase" é a 6ª faixa do álbum que leva seu nome como título na capa, lançado em 1979. Essa canção foi o carro-chefe desse disco e alcançou muito, muito sucesso nas rádios.


O Blog, assim, abre uma exceção e fala de uma música muito conhecida, para destacar detalhes importantes e sensíveis da sua criação.


Temos aqui uma singela, mas arrebatadora, música de amor. Melodia suave, letra poética. Amor pela esposa e pela filha que chegaria – a música foi composta durante a gravidez (sua primeira filha, Marietta, nasceu em 1980!). O arranjo foi inspirado no filme “Contatos Imediatos do 3º Grau“, lançado com estrondoso sucesso em 1978. Observe que a introdução (longa, cerca de um minuto) é bem tecnológica, arrasa-quarteirão, como se fosse uma linguagem nova, numa sonoridade única, para estabelecer diálogo entre povos de línguas distintas. E , de fato, esse era o real motivo da canção: homenagear a chegada de uma criança…e utilizar a música como possibilidade de diálogo, compreensão e sentimento.


A letra é também um destaque à parte e ganha ainda mais significado quando entendemos a dimensão daquele amor ali descrito. É como uma experiência de um amor avassalador, vivendo o êxtase de amar e ser amado...


Dessa forma, à perfomance vocal de Guilherme Arantes (ainda muito novinho) nessa época, aporta-se mais um degrau na simbologia que essa música carrega. Passa a sensação que o amor, de fato, transcende e transborda diante de tanta emoção.


Leitores e ouvintes, essa canção é realmente LINDA!


Recentemente, tive a grata oportunidade de assistir a um show (pela primeira vez na vida) dele. Quando essa música foi tocada e os efeitos especiais dos teclados/sinterizadores invadiram e ecoaram no ambiente, pude perceber e sentir (com muitas lágrimas nos olhos) o imenso amor ali descrito.


Sobe o som e vamos curtir juntos esse clássico, de um craque da nossa MPB!


Bem, essa canção você já conhecia (assim espero...rsrs), mas vai ouvi-la, dessa vez, com outro olhar!





109 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guilherme Arantes sempre foi um cantor e compositor subestimado pelo "establishment"... mas é talentoso e tem uma grande contribuição à nossa MPB!


Like
bottom of page