Há quase cinco décadas na estrada, Spyro Gyra marcou seu lugar na história como uma das maiores bandas de jazz contemporâneo do mundo. É uma banda norte-americana de jazz fusion (combinando elementos de jazz, smoth jazz, rhythm & blues, funk e pop music), digamos que "originalmente formada" em 1974.
A história do nome do grupo é curiosa. No início dos anos 1970, havia uma banda com músicos de jazz e rock que tocava no circuito de bares e clubes em Buffalo, nos EUA. Em 1974, quando o dono de um bar perguntou o nome da banda, Jay Beckenstein, um dos fundadores, disse "Spirogyra", um gênero de algas verdes que ele aprendeu na faculdade. O dono do bar escreveu o nome incorretamente, "Spyro Gyra", e o nome pegou.
A banda passou por diversas formações de integrantes ao longo do tempo, sendo os principais o saxofonista e compositor Jay Beckenstein e o tecladista Tom Schuman, mas sempre com muita qualidade musical. Foram mais de 30 álbuns gravados, com um disco de platina, dois de ouro e 13 indicações ao Grammy Awards.
Com uma forte vertente jazzística e pop, a pegada do Spyro Gyra se transformou numa verdadeira febre da música instrumental dos anos 1980/1990/2000, emplacando muitos hits nas rádios. Além disso, algumas de suas músicas viraram temas de abertura ou trilhas de quadros de programas de TV e rádio, inclusive no Brasil.
Falando em Brasil, estiveram por aqui em 1987, 2006 e 2009, com muito sucesso de público.
Os críticos chegaram a afirmar que a banda ficou, com o passar dos anos, “muito pop para o jazz e muito jazz para o pop”, porém, reconhecem sua enorme competência musical, que vem junto com a fama e a fidelidade de uma legião de fãs.
"You Can Count On Me" é a faixa de abertura do álbum "Collection", lançado em 1991, e a 3ª faixa do extraordinário álbum "The Very Best of Spyro Gyra”, lançado em 2002.
Temos aqui reunidos, nesta canção, todos os elementos que tornaram a banda bastante querida. Belos e criativos solos de saxofone, uma marcante introdução de contrabaixo, bateria azeitada e uma deliciosa percussão com pegada caribenha. O suave teclado proporciona também um clima bem gostoso de ouvir! Música instrumental de alta qualidade!
Vale destacar a diversidade de estilos em sua trajetória e, em especial, nessa bela canção. Uma fusão de ritmos que nos convida para dançar...
Sobe o som e vamos curtir essas feras juntas, fazendo um som de alta classe, contagiante e mágico!
Essa você não conhecia!
Grandes representantes da música instrumental e da fusão de ritmos com o jazz... muito tempo na estrada, com muita qualidade! Viva o Spyro Gyra!