Existe o contador de histórias, mas existe também o "cantador" de histórias...
Hoje apresentamos um cantador de histórias, dos bons! Estamos falando de Xangai, cantor, compositor, poeta, ator e violeiro baiano, nascido Eugênio Avelino Lopes Souza.
Filho e neto de sanfoneiro, já mostrou sua aptidão musical desde cedo. Aos 9 anos, conheceu Elomar, que se tornaria amigo e de quem teve grande influência musical.
Possui uma vasta e reconhecida discografia, com álbuns solos e em parcerias. Gravou o primeiro disco em 1976. Xangai é um dos expoentes na divulgação de composições com referência à cultura musical do Nordeste.
Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai, daí se originou o seu apelido e nome artístico. Além da carreira musical, Xangai estrelou também, na TV, a telenovela "Velho Chico", em 2016, como o repentista Avelino, alcançando muito sucesso de público e da crítica especializada.
A história da música "Venenoso Segredo" é interessante. De autoria de Xangai, Hélio Contreiras e Capinam, a canção foi inicialmente incluída no disco "Concerto Sertanez" (faixa 9), gravado em 1988, ao vivo, no Teatro Castro Alves, em Salvador, reunindo Elomar, Xangai, Turíbio Santos e João Omar. No entanto, esse disco não foi lançado comercialmente.
Assim, "Venenoso Segredo" foi relançada, podemos dizer assim, no álbum "Lua Cheia-Lua Nova" (faixa 5), de 1990.
Temos aqui uma belíssima canção, com uma poética letra, bastante inspirada...
"Quem chorou na ladainha
Cai como eu, sofredor
Rolando na ribanceira
Pela ribeira vai, ai, naufragando de amor
E lá vai indo a barcarola
Também se vão os marinheiros
Um lenço preso no dedo
Na vela aberta vai, ai, venenoso segredo"
Com versos que se sobrepõem construindo uma romântica trama, essa canção foi muito marcante na minha história de paixão pela música. Meu irmão Paulo Emílio (músico e regente) teve a oportunidade de acompanhar Xangai numa turnê pelo Nordeste, como integrante da banda, juntamente com outro amigo músico em comum, Robson Barreto (Robinho). Lembro-me da imensa alegria ao ir prestigiar o show do querido Xangai, no principal teatro de Salvador, e de ver meu irmão e meu amigo como integrantes daquela banda. Experiência mágica, ainda mais adicionada por conversas pós-show.
E na magia desse emblemático episódio, deixo para vocês ouvirem essa intrigante e melódica canção, que me acompanha já há anos….
Sobe o som e vamos curtir juntos! Você vai adorar!!!!
Essa você não conhecia!
Um poeta "cantador de histórias", fantástico!
Xangai o arteiro cantador nos presenteia com essa linda composição.
Que arranjo! Os sopros e cordas deram um ar de "senta que lá vem história"!