top of page

SWINGUE MENINA – A COR DO SOM (com participação especial de Lulu Santos)

Primeiro grupo brasileiro a se apresentar no International Montreux Jazz Festival, na Suíça – um dos mais seletos da Europa –, em 1978, o grupo A Cor do Som foi formado em 1977, com músicos que já eram experientes. O nome da banda foi sugerido por Caetano Veloso.


O grupo surgiu com uma linguagem instrumental pioneira, mostrando uma mistura de ritmos regionais com rock, jazz e até música clássica, característica mais marcante dos dois primeiros álbuns, somente instrumentais, bem recebidos pela crítica especializada.


A partir do terceiro álbum, "Frutificar", de 1979, que contou também com músicas cantadas, o grupo alcançou, igualmente, grande sucesso de público, que perdurou principalmente neste final dos anos 1970 e nas décadas de 1980 e 1990.


Composta pelos irmãos Dadi (vocal e baixo) e Mú Carvalho (vocal e teclados) e por Ary Dias (percussão), Gustavo Schroeter (bateria) e o virtuose Armandinho Macêdo (vocal, guitarras e bandolim), músicos extraordinários, a banda marcou época, com muita competência no palco, qualidade musical e variedade instrumental.


A música "Swingue Menina" é a faixa 6 do álbum comemorativo "A Cor do Som 40 Anos", de 2018, reunindo releituras de clássicos da banda (com vários convidados especiais) e até algumas músicas inéditas.


Infelizmente, por essa época o grupo havia sumido um pouco das rádios e plataformas digitais e esse excelente álbum não alcançou a divulgação e o sucesso que merecia.


Temos aqui uma competente execução musical de uma galera que entende e domina o seu ofício. A canção abre com uma marcante linha de baixo, seguida por guitarra, bateria, percussão, teclados e um belo bandolim solando ao fundo.


Parceria de Mú Carvalho com o saudoso Moraes Moreira, a música tem uma letra pop, numa levada reggae, e bastante alto astral, com diferentes solos e efeitos dos teclados ao final.


Para abrilhantar essa releitura temos a participação, mais do que especial, do grande Lulu Santos, que como sempre arrebenta, com seu belo timbre de voz e muito charme, cantando de forma muito estilosa e gostosa de ouvir.


Não é das mais famosas músicas da banda mas, com certeza, essa performance é muito bonitinha e convidativa pra ouvir!


Sobe e som, assista o videoclipe e vamos curtir juntos essa turma de feras reunida.


Essa versão você não conhecia!





67 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Pérola do "A Cor do Som", grupo, no meu entender, subestimado na escala da importância musical brasileira. Nessa música, com a participação mais do que luxuosa de Lulu Santos!

Like

cesarstefanelli
cesarstefanelli
Aug 16, 2021

Somzeira! Pra alegrar a segundona e muito legal a swingeira/reggeira. De extremo bom gosto e uma pena que músicas assim não acabem ganhando o reconhecimento já que os artistas não estão mais no 'hype'.

Like
bottom of page