Hoje trago ao blog uma canção que completou 40 anos, um sambinha bossa nova. No foco, o amazonense Vinícius Cantuária, cantor, multi-instrumentista e compositor.
Na estrada desde o início dos anos 1970 e com uma bela discografia, é o autor de marcantes sucessos, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, quando emplacou hits icônicos como "Lua e Estrela", na voz de Caetano Veloso, e "Ludo Real", em parceria com Chico Buarque, entre outras belas canções. Seu maior sucesso, entretanto, foi a balada “Só Você", que também ganhou muita repercussão na voz de Fábio Júnior, além de outras regravações ou releituras, nas vozes de Tim Maia, Fiuk, Fágner, Frejat e mais.
"Saudades de Você" é a última faixa de um dos mais extraordinários e subestimados álbuns da nossa MPB na década de 1880. O disco, lançado em 1982, leva o nome do autor.
Nesse álbum, encontramos, além do hit “Lua e Estrela”, outras belas músicas, como:
"Coisa Linda"; Chegou no Vento" (em que ele divide os vocais com Caetano); e a suave balada “O Grande Lance é Fazer Romance”.
A nossa música da semana é uma pérola de arranjo musical. Uma bossa nova com seus violões e teclados, além de uma orquestração de cordas de tirar o fôlego, pela sua sensibilidade e beleza.
Vinícius canta de uma forma muito intimista, como se estivéssemos a assisti-lo bem próximo, numa mesa de bar. Nos transmite uma atmosfera muito alto astral, com música de qualidade. Admiro o estilo desse tenor.
Vivendo em Nova York desde 1994, ele continua na ativa, nos brindando com a qualidade do seu som! Construiu, até hoje, um importante legado, e é reverenciado pela classe artística nacional.
Por anos, o disco "Vinícius Cantuária" foi meu álbum de cabeceira. Vale a pena conhecer melhor a obra desse músico e poeta.
Sobe o som que você vai curtir essa bonita canção e toda a energia bacana e de paz que ela nos transmite, mesmo sendo, aparentemente, apenas uma perdida faixa de um lado B.
Essa você não conhecia!
Tipo de música que embala nossa alma numa atmosfera de paz e enlevo... Cantuária tem uma longa e profícua trajetória em nossa MPB.