top of page

SAILING TO PHILADELPHIA – MARK KNOPFLER

De volta ao blog, em grande estilo, o guitarrista, cantor e compositor britânico Mark Knopfler, numa deliciosa balada country. Uma canção muito melódica, musicalmente perfeita, com uma letra forte, inspirada numa história bem interessante (mais detalhes adiante). Uma rica costura entre as culturas britânica e norte-americana.


Knopfler tem uma belíssima carreira solo, impulsionada principalmente após o final da banda Dire Straits, na qual alcançou um estrondoso sucesso. Já são mais de 10 álbuns desde a sua saída da banda, com muitas, muitas preciosidades que não vieram a público como mereciam.


"Sailing to Philadelphia" é a 2ª faixa do seu segundo disco solo de estúdio, lançado em 2000 e que leva o mesmo nome. Esse álbum emplacou um grande hit em sua carreira ("What It Is") e vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares. Um disco conceitual, com inúmeras canções de altíssima qualidade musical.


Temos aqui uma suave balada country de um verdadeiro “contador de histórias”, com um ritmo muito gostoso de ouvir e um refrão marcante, desses que saímos cantarolando após a primeira audição. E, mais uma vez, temos guitarras solo e base, ao fundo, pavimentando a canção.


Vale destacar a participação mais que especial, dividindo os vocais, do icônico James Taylor e sua incomparável maneira de cantar. Juntos, ele e Mark, com suas belas vozes, fazem uma interpretação muito cativante.

James Taylor é norte-americano..."Terá sido mera coincidência?"...rsss..., ficamos a pensar, quando conhecemos a história por trás dessa música...já falamos, no início, da costura entre as culturas britânica e norte-americana.


Na divulgação desse álbum, Mark Knopfler esteve no Brasil e pude assisti-lo em São Paulo. Que show!  Mágico e, ao mesmo tempo, com uma pegada rock and roll impressionante. Na interpretação dessa canção, lembro-me dele explicar um pouco a motivação para compor a letra. Magistral!


Aliás, essa é uma história interessante. A música é inspirada no romance Mason & Dixon, de Thomas Pynchon, baseado nas vidas de Charles Mason e Jeremiah Dixon, dois agrimensores ingleses que viajaram para a América (Sailing to Philadelphia...) e estabeleceram a fronteira que separa os estados de Pensilvânia e Delaware de Maryland e Virgínia, na década de 1760. Essa fronteira ficou conhecida, mais tarde, como a "linha Mason-Dixon" e tem sido usada para denotar a fronteira entre o sul e o norte dos EUA.


Sobe o som e vamos curtir juntos! Vale a pena!


Essa você não conhecia!





57 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Balada bacana e gostosa de ouvir... com uma interessante história por trás.


Like

Virginia Parente
Virginia Parente
May 31, 2022

Que música gostosa e que solo bonito... nopfler sempre cativa com suas melodias e suas histórias.

Like
bottom of page