top of page

RAUL – TITÃS

Quando um artista ou uma banda se dispõe a sair em turnê comemorativa de muitos anos de carreira, a primeira – e mais óbvia – tentação é fazer um balanço da carreira, focando mais nos maiores sucessos e grandes hits.


Mas, definitivamente, os Titãs (estreando hoje no Blog!) não são uma banda qualquer. Com uma trajetória de 41 anos de estrada, acumularam sucessos, glórias e reconhecimento.


E, para comemorarem 40 anos de carreira, lançaram, no ano passado, o álbum (e depois a turnê) "Olho Furta-Cor", com um repertório autoral, de 14 músicas inéditas! A turnê continua em andamento...o que mostra que a banda vive, continua se reinventando e ainda tem muita lenha pra queimar...


Estamos falando de uma das bandas de rock mais bem-sucedidas do Brasil, tendo vendido milhões de discos e feito parcerias com vários artistas brasileiros de renome e diversos cantores internacionais. Muito reverenciados, receberam 37 prêmios ao longo da carreira, inclusive um Grammy Latino, em 2009. Construíram uma linda jornada, com uma vasta discografia e uma legião de fãs e admiradores.


Da formação original, a banda paulistana, que contava com nove integrantes, hoje tem três integrantes da primeira formação – Tony Bellotto, Sérgio Britto e Branco Mello.


Nessa turnê nacional comemorativa, que tem tido grande sucesso de público e crítica, juntaram-se antigos integrantes, formando novamente quase todo o time original.


A música "Raul" é a 5ª faixa do recente álbum Olho Furta-Cor, que teve, relativamente, no lançamento, pouca repercussão na mídia especializada. Uma pena, pois traz algumas pérolas escondidas, como é o caso da música de hoje.


Temos aqui uma leve balada rock, com uma letra absolutamente criativa e instigante, num arranjo que vai numa crescente até um gran finale, com uma pegada bem rock and roll! Letra inteligente, execução perfeita, é Titãs na veia….


A canção é uma interessante homenagem a um ícone do rock nacional, Raul Seixas. Uma entrevista que o Maluco Beleza deu a Pedro Bial, há muito tempo, em que dizia que o rock de Elvis Presley tem tudo a ver com o baião de Luiz Gonzaga, parece ter sido o pavio inspirador para essa música dos Titãs. E imagino que ouviram, também, a música "Let Me Sing, Let Me Sing", uma composição genial de Raul Seixas que mistura rock e baião de maneira fervilhante.


Na música "Raul", os Titãs comparam Andy Warhol a Mestre Vitalino, Chuck Berry a Jackson do Pandeiro, Bob Dylan a Patativa do Assaré, Bill Haley a Zé do Fole e Johnny Cash a Catulo da Paixão Cearense. Sensacional!


Sobe o som que você vai, dessa forma, ouvir algo diferente, fazendo um paralelo do rock americano e alguns de seus ídolos e símbolos com a música nordestina brasileira, também icônica com seus personagens e hábitos. Surpreendente!


Essa você não conhecia!







135 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Letra inteligente e música de primeira... Titãs e Raul, uma dobradinha absolutamente extraordinária!


Like
bottom of page