Inaugurando o ano de 2025, o Blog apresenta uma extraordinária (e infelizmente subestimada e não muito conhecida) música do PINK FLOYD.
A banda, ícone do cenário musical mundial, retorna assim mais uma vez às nossas páginas, sempre surpreendendo pela atmosfera incrível de suas canções e pelas letras reflexivas.
"One Slip" foi lançada originalmente em 1987, como a 4ª faixa do álbum "A Momentary Lapse of Reason". Foi o primeiro disco de estúdio sem a presença do baixista Roger Waters na sua formação. O álbum dividiu a crítica especializada na época, embora tenha emplacado hits que valem a pena ouvir ("Learning to Fly", "On the Tourning Away" e "Sorrow"). Após seu lançamento, seguiu-se uma enorme turnê mundial em 1988/89, com mais de 100 shows mundo afora (incluindo o famoso show em Veneza, que na época foi transmitido ao vivo para toda Europa).
Foi um momento delicado da banda, após a traumática separação, com o vocalista e guitarrista David Gilmour convidando alguns músicos letristas, na época, para ajudá-los nas composições.
Esse álbum foi mesmo marcado pela liderança de David Gilmour, que é autor ou coautor de todas as músicas do disco. Na empreitada para a concretização da obra, Gilmour teve, entre outros, os decisivos apoios do baterista Nick Mason e do tecladista Richard Wright.
Sou fã desse álbum, apesar de sua pegada mais pop, reflexo do cenário musical dos anos 1980…
Posteriormente, essa música foi regravada (remix), fazendo parte do box set "The Later Years 1987-2019", lançado em 2019, com 5 CDs, 6 Blu-rays e 5 DVDs. Na versão remix da canção, a parte instrumental fica mais acentuada, sendo possível ouvir com mais clareza as camadas dos instrumentos.
Temos aqui uma impressionante canção, com sua pegada pop rock e intensa percussão de abertura, guitarrinhas dando o clima, sintetizadores criando aquela atmosfera meio que espacial e uma potente performance de Gilmour no vocal.
Destaque para a forte e reflexiva letra, composta por Gilmour em parceria com o guitarrista Phil Manzanera, que aborda a bad trip da experiência com a cocaína…a letra trata sobre a fragilidade das decisões humanas e enfatiza como um deslize pode ter consequências permanentes. Traz versos emblemáticos, como (traduzidos):
- Um olhar vidrado e eu estava a caminho da ruína.
- Um pequeno remorso, que você não vai esquecer.
- Eles se afogaram em desejo, nossas almas em chamas.
- Um momentâneo lapso de razão.
(A momentary lapse of reason – a poética e matafórica frase que deu nome ao álbum!)
Vale a pena ver e curtir a performance ao vivo nesse intenso videoclipe.
Essa você não conhecia!
Boa viagem!!!
Pink Floyd é simplesmente...Pink Floyd! Impressionante!