"Somos o mundo girando no meio da imensidão
Algo que tem a verdade e o gosto da criação".
Essa pérola poética está no início de nossa música de hoje, uma linda canção, soberbamente tocada e interpretada.
De volta ao blog o nosso “ateu psicodélico”, o paraibano José Ramalho Neto, o Zé Ramalho.
Muito já foi falado sobre o poeta, cantador, visionário, compositor e instrumentista Zé Ramalho, com sua extraordinária sensibilidade musical e sua vasta discografia. Sua contribuição para a música é inegável. Sempre com letras avassaladoras, com uma profusão de ideias, reflexões, imagens e sons. Sua poesia tem raízes profundas na cultura regional nordestina, mas, ao mesmo tempo, é universal, com referências literárias e musicais diversificadas. Lá se vão 48 anos na estrada, desde que Zé Ramalho lançou seu primeiro álbum.
"O Gosto da Criação" é a 1ª faixa do álbum, lançado em 2002, que leva o mesmo nome no seu título. É um disco muito diversificado nas suas canções, mas que não teve a repercussão que merecia nas plataformas musicais.
Temos aqui uma joia rara: música instrumental de altíssimo gabarito e uma letra que resgata a safra de brilhantes canções de Zé.
Nessa canção, Zé vem muito bem acompanhado. Começando pelo virtuose violonista gaúcho Yamandu Costa, um brilhante músico. Yamandú no violão é simplesmente sensacional. Não há palavras para descrever sua performance, arrebatadora e impressionante. Vale citar também o paraibano João Firmino, na criativa e envolvente percussão, e o pernambucano Robertinho de Recife, que assina a produção e é responsável pelos arranjos primorosos. Zé dá seu recado numa letra instigante e com numa performance vocal em alto nível.
Ao parar e ouvir essa canção, observe e sinta como um bom arranjo musical, com forte pegada gipsy, consegue transportar essa música para a categoria de um clássico!
Sobe o som e vamos curtir juntos. Se você já é fã de Zé Ramalho, vai adorar. E se você não o conhece muito bem, temos aqui um belo cartão de visitas. Zé Ramalho é o tipo de cantor e compositor que não sai de moda, sua música não tem idade sem se encaixa em nichos ou rótulos.
Sobe o som porque definitivamente essa você ainda não conhecia!
Mais uma criação genial de Zé Ramalho, esse gigante da nossa música!