top of page
Carlos Henrique

MISTÉRIO DA RAÇA – LUIZ MELODIA

Atualizado: 24 de out. de 2022

O carioca Luiz Carlos dos Santos, mais conhecido pelo seu nome artístico, Luiz Melodia (janeiro - 1951 / agosto - 2017), já demonstrava seu talento para a composição e a poesia desde os 14 anos de idade.


Em mais de 50 anos de trajetória artística, o cantor, compositor, violonista, músico e ator construiu uma sólida carreira, com uma rica discografia, e eternizou seu nome no cenário musical brasileiro.


Em seu caldeirão musical, esse artista de personalidade muito própria misturava MPB, rock, blues, soul, samba, funk, jazz e até tango... com grande sucesso e reconhecimento da crítica especializada.


Gravou inúmeros álbuns e emplacou alguns inesquecíveis sucessos, clássicos como "Pérola Negra", "Juventude Transviada", "Dores de Amores", "Magrelinha", "Negro Gato", "Estácio, Holly Estácio", "Diz que Fui por Aí", "Fadas", "Ebano", entre tantos outros.


Como compositor também se destacou na voz de famosas cantoras, como Gal Costa, Maria Betânia, Marisa Monte e Zezé Motta, entre outras, que imortalizaram algumas de suas canções.


"Mistério da Raça" é a 7ª faixa do álbum "Nós", lançado em 1980, que teve o estrondoso sucesso da música carro-chefe, "Negro Gato", que marcou época.


Temos aqui uma bela canção, que não ficou conhecida como outras do vasto repertório de Luiz Melodia, mas que é uma pérola. Com uma intensa interpretação e uma levada rítmica pulsante.

Uma potente e dançante balada funk, carregada no baixo, nos metais e nos teclados (bem anos 1980, num jeitão "discoteca"), com um azeitado arranjo. Muito charme, estilo e swing no cantar, com sua voz aveludada e encorpada...


Tive a oportunidade de assisti-lo em São Paulo, nos anos noventa. Bela performance e repertório. São artistas como ele que me passavam a sensação de estar diante da verdadeira “personalidade musical “.


Enfim, adoro, em especial a simbologia dessa canção, reunindo todo talento desse artista.


A letra também se destaca nos seus versos e no refrão:


“Mas quem não pisa na terra

Não sente o chão

Luz é vida, pulsação”.


Luiz Melodia nos deixou em 2017, mas sua obra está perpetuada. Luiz vive na poesia e na melodia que nos deixou...


Sobe o som e vamos curtir juntos com o poeta!


Essa você não conhecia!





73 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


eduardo.souzadantas
20 de out. de 2022

Luiz Melodia foi um poeta, um letrista extraordinária e um músico plural, que desnudou o ser humano e seus sentimentos em muitas de suas canções... Eterno!


Curtir
eduardo.souzadantas
20 de out. de 2022
Respondendo a

Extraordinário...

Curtir
bottom of page