Continuando em ritmo de comemoração dos dois anos do blog, hoje trazemos um sucesso de Pepeu Gomes que marcou minha vida!
O soteropolitano Pedro Aníbal de Oliveira Gomes, conhecido como Pepeu Gomes, é um cantor, guitarrista, violonista, bandolinista, multi-instrumentista e compositor brasileiro. Além de uma produtiva carreira solo, e na estrada até hoje, foi um dos principais integrantes do grupo Novos Baianos. Foi considerado, pela revista norte-americana Guitar World de 1988, como um dos dez melhores guitarristas do mundo, na categoria "world music".
Ao longo de sua jornada até aqui, emplacou inúmeros sucessos de público e crítica, por várias décadas, sempre se reiventando e nos brindando com o som virtuoso de sua guitarra. Possui uma vasta discografia, incluindo sua carreira solo e como participante dos Novos Baianos, além de diversas participações em álbuns e shows de outros artistas.
"Meu Coração" é a faixa 2 do seu segundo álbum solo, "Na Terra A Mais de Mil", lançado em 1979, pelo qual, também, estreou como cantor (antes, sua atuação artística estava centrada somente na performance instrumental). Um excelente disco, que mescla músicas instrumentais e cantadas.
Temos aqui uma belíssima canção, fruto da grande parceria e admiração mútua entre Pepeu e Gilberto Gil. Vale citar o antológico álbum ao vivo de Gilberto Gil no Festival de Montreux (1978), com a participação de Pepeu, que simplesmente arrasa, juntamente com uma banda maravilhosa. Álbum memorável!
A música "Meu Coração" é uma balada romântica, com uma pegada bem MPB e um harmônico vocal de Pepeu. Uma bela letra, com uma execução sublime. Apresenta violões e guitarras bem swingados, junto a um arranjo de cordas belíssimo. Sonzão alto astral e de muita qualidade!
Além de apreciá-la pelas qualidades musicais, tenho também um vínculo afetivo com essa canção. Foi o primeiro show em que fui na vida (aliás, fui nas apresentações na sexta, sábado e domingo!), no antigo Teatro Vila Velha, em Salvador. Que emoção, que sentimento! Isso ficou marcado em minha memória e em meu coração... tenho uma enorme admiração pelos músicos baianos dessa geração e prestígio até hoje as apresentações dessa turma.
Sobe o som! Você vai curtir!!! A música é uma delícia.
Essa talvez você já conheça, mas vale a pena ouvir novamente.
Um dos melhores guitarristas que já ouvi, fez e continua fazendo história, brilhante!