top of page

LUZ E MISTÉRIO – BETO GUEDES

Atualizado: 18 de dez. de 2023

No Blog, hoje, uma pérola de nossa MPB, interpretada por um ícone da história musical brasileira, estreando aqui no espaço.


Alberto de Castro Guedes, o Beto Guedes, já nos brindou com inúmeros sucessos, como "Amor de Índio", "O Sal da Terra", "Sol de Primavera", "Quando te Vi", "Lumiar", "Paisagem da Janela", entre outras. Na estrada há mais de 50 anos, tem uma fiel legião de fãs e é muito querido no meio musical.


Esse mineiro de Montes Claros desde adolescente já tocava em bandas. Mas, no começo dos anos 1970, veio o grande salto. Participou ativamente do lendário "Clube da Esquina", cujos maiores expoentes eram Milton Nascimento, Lô Borges e Fernando Brant. Culminou com sua participação no álbum do mesmo nome, em 1972, que especialistas elegeram como o melhor disco brasileiro de todos os tempos. Depois disso, em 1973, iniciou carreira individual e construiu uma bela discografia.


"Luz e Mistério" é a faixa 7 do aclamado álbum "Amor de Índio", lançado em 1978, que projetou ainda mais esse cantor, compositor e multi-instrumentista no cenário nacional.

Essa música, composta por Beto Guedes e Caetano Veloso, destaca-se duplamente. Pela letra extremamente poética e pela bela melodia.


Temos aqui uma canção em que a voz pungente, que exala doçura e sensibilidade, de Beto se harmoniza lindamente com um forte arranjo. Os instrumentos de corda são um show à parte. A mistura de bandolim com violão e o cuatro venezuelano (uma espécie de violão com quatro cordas) trazem um som melódico, inusitado, que lembra até uma influência ibérica.


Eu me emociono quando ouço essa música. A letra, com ingredientes barrocos, mimetiza opostos, como luz e mistério, riso sério, aberto e fechado, doçura e amargo...muito sentimento, que parece vir do coração!


Venha embarcar nessa viagem e sobe o som!


Essa você não conhecia ou, se já conhecia, irá relembrar com emoção!





110 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


eduardo.souzadantas
14 déc. 2023

Música linda, poesia pura, toca fundo na alma!


J'aime
bottom of page