top of page

LANTERNA DOS AFOGADOS – CÁSSIA ELLER

Atualizado: 16 de out. de 2023

Longe de querer polemizar com os fãs de Os Paralamas do Sucesso, hoje quero destacar como uma nova versão de um grande sucesso pode ser transformadora e extraordinária.


Isso passa, no meu entender, por dois grandes fatores: a voz marcante, poderosa e inconfundível de Cássia Eller e uma linha de baixo que muda completamente a pegada rítmica de uma canção. É, inclusive, uma ótima oportunidade para nós, leigos, entendermos a intensidade de uma versão rock and roll.


A carioca Cássia Eller (1962 - 2001) foi uma celebrada cantora, compositora e multi-instrumentista. Uma brilhante representante do rock brasileiro no período dos anos 1990 até o início dos anos 2000. Ainda hoje um ícone da nossa música!


Possui uma vasta e competente discografia e obteve muito reconhecimento da crítica e de sua legião de fervorosos fãs! São inúmeras as canções que ficaram imortalizadas na sua voz ("Relicário"; "Malandragem"; "O Segundo Sol"; "Por Enquanto"; entre outras tantas).


"Lanterna dos Afogados" é a 7ª faixa do álbum "Cássia Eller", lançado em 1994. Um disco que trouxe grandes sucessos e foi o responsável por popularizar a cantora no cenário musical brasileiro. Posteriormente, essa canção foi incluída em outros álbuns da Cássia, inclusive póstumos.


Dona de uma personalidade forte e muito intensa, Cássia interpreta as canções de maneira muito própria, com estilo, atitude e charme!


Ouso dizer que temos aqui uma versão musicalmente superior à belíssima versão original do Paralamas do Sucesso! Algo difícil de acontecer rsrsrs


O tom melancólico da versão original dessa música, lançada pelos Paralamas em 1989, baseia-se em um contexto próprio. "Lanterna dos Afogados" é o título de um dos capítulos do livro "Jubiabá", de Jorge Amado, publicado em 1935. O capítulo retrata um bar no cais do porto, onde as mulheres e companheiras dos pescadores esperavam seus maridos ou companheiros com lanternas, para ajudá-los a achar o caminho certo na volta ao mar, com saudade e a angústia de saber se realmente conseguiriam voltar.


A música já foi regravada por outros artistas e bandas, mas nessa versão com Cássia Eller a canção ganha muito em vivacidade! Uma vida nova e um outro colorido, em que a interpretação da Cássia harmoniza demais com a melodia.


Os principais destaques vão para a potente e brilhante linha de baixo (Fernando Nunes), trazendo uma pegada com muita intensidade, bem mais rock and roll e swingada, para a canção. Vale realçar também o belíssimo solo de guitarra do músico Wander Taffo, além, é claro, da voz rasgada, visceral e intensa da Cássia.


Ficou uma versão linda, vibrante, icônica e bastante corajosa.


Se você já conhecia essa música com a Cássia, te convido a ouvir novamente e observar esses detalhes!


E, se ainda não conhecia, seja bem-vindo ao mundo do rock and roll!


Essa versão você não conhecia!





134 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Essa versão com a Cássia Eller ficou fantástica, ela deu outras cores para essa bela canção!


Like
bottom of page