Herbert Vianna debutou para o mercado musical brasileiro no início da década de 1980, como vocalista e guitarrista dos Paralamas do Sucesso.
Mas Herbert Vianna nunca coube num rótulo só. Além de atuar nos Paralamas, é também compositor, sendo autor de belíssimas canções, para sua interpretação solo ou em parcerias ou até para interpretação de outros artistas.
O primeiro álbum solo dele, "O som do sim", lançado em setembro de 2000, traz um grande time de convidadas. Entre as canções, trazemos aqui a explosiva "História de uma bala", que ele canta junto com Fernanda Abreu.
A letra da música é um soco no estômago. A violência urbana é traduzida na morte que voa e explode no cotidiano. A música, cheia de efeitos e com um arranjo criativo, tem uma levada Pop com pitadas de Rap, que potencializa o tema.
A performance dos dois cantando é extraordinária. Essa música e essa letra sempre me impressionaram. A expressão “Afinal é só a morte, uma notícia comum” é o retrato da banalização da violência e dialoga até hoje com o mundo em que vivemos. O final, com "Às vezes só penso em fugir daqui", diz muito sobre sentimentos atuais.
Parabéns ao Herbert, à Fernanda e à banda!
Essa você não conhecia!
Essa música é mesmo um bólido, cortante! Tema atualíssimo, Herbert "monstro"!!! (no bom sentido!)...
Herbert é um craque, beleza! É o poeta traduzindo em beleza a sombra da nossa sociedade.