top of page
Carlos Henrique

HEY JOE – O RAPPA

Essa música é muito emblemática. Já foi adaptada, regravada e/ou utilizada por centenas de artistas, sendo a versão internacional mais famosa a de Jimi Hendrix.


Não há consenso sobre a autoria original dessa canção, pois ela deriva de um ditado popular nos EUA, ou seja, é de "domínio público". A primeira letra que se tem notícia sobre essa música é de 1962, do músico norte-americano Billy Roberts, e falava sobre um homem que havia atirado em sua esposa e planejava ir para o México.


No Brasil, temos essa famosa e brilhante adaptação de O Rappa, com uma letra instigante, lancinante, mas também muito reflexiva.


O Rappa foi uma excelente banda de reggae rock brasileira, formada em 1993 no Rio de Janeiro. Em 2018, após 25 anos na estrada, anunciou seu final.


Lançou muitos álbuns com enorme sucesso de crítica especializada e público! Até hoje tem uma legião de fãs que amam suas letras de forte cunho social. O Rappa tem um tom singular de falar sobre "o social", como ferramenta de protesto e de registro dos binarismos da vida (bem/mal, riqueza/pobreza, honestidade/desonestidade, polícia/bandido e por aí vai...).


"Hey Joe" é a quinta faixa do famoso álbum "Rappa Mundi", lançado em 1996. Álbum que emplacou diversos hits nas rádios. Essa forte canção, porém, não alcançou a repercussão que merecia…


Temos um início com reggae tradicional. Bateria, teclados, guitarra swingada e um forte contrabaixo na marcação! Na sequência, a música evolui para um rock and roll, com guitarras solando com intensidade no poderoso refrão. Sonzão de muita qualidade, em uma performance coletiva de bela execução.


A letra é crua, verdadeira e continua bastante atual. Manda muitos recados, de maneira rasgante. "Também morre quem atira" diz muito...

No final, o que fica mesmo é que "o crime não compensa", seja socialmente, moralmente, humanamente ou eteceteramente falando...


Temos também a participação mais do que especial do excelente músico Marcelo D2 nos vocais, num verdadeiro duelo de interpretação com o cantor Marcelo Falcão. Tudo muito intenso, denso e deliciosamente musical!


Sobe o som e se prepare….


Essa versão você não conhecia!





56 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Música "soco no estômago", letra "porrada", que continua muito atual em relação ao momento que o país atravessa...sonzeira... E ainda juntando O Rappa e Marcelo D2, reunião de feras...

Like

cesarstefanelli
cesarstefanelli
May 17, 2022

Como sempre, O Rappa dando um show! Já fui em algum shows deles e sempre era uma surpresa. Uma banda extremamente eclética, capaz de misturar diversos estilos e sempre numa harmonia absurda. Essa música não é exceção a grandeza da banda. Excelente escolha! #pas

Like
bottom of page