Para esquentar a semana com um rock and roll de primeira, o Blog traz hoje uma música quarentona!!!
Sim, hoje vamos celebrar os 40 anos de um dos melhores álbuns da lendária banda britânica Queen, com uma canção empolgante mas relativamente subestimada!
Eles estão de volta à nossa exaltação semanal de músicas (boas!) nem sempre tão conhecidas. Com seus impressionantes mais de 50 milhões de seguidores no Spotify, o Queen segue na pista com relançamentos de clássicos e volta em meia em tour pelo mundo. Embora o período "oficial" do grupo, um dos mais bem-sucedidos e influentes da história do rock mundial, tenha sido de 1970 a 1991 (quando faleceu Freddie Marcury), o legado e tudo o que a banda representa continuaram vivos até hoje, por meio de projetos especiais, relançamentos, releituras e outras iniciativas dos integrantes remanescentes.
"Hammer to Fall" é a penúltima faixa do icônico álbum "The Works", lançando com estrondoso sucesso em 1984. Foram várias canções que se tornaram hits ("Radio Gaga"; "I Want to Break Free"; "It’s a Hard Life"; entre outras pérolas). Esse disco consolidou ainda mais, globalmente, a fama e a imagem da banda e se tornou muito hypado pela extraordinária apresentação em Wembley, em 1985, pela ocasião do festival Live Aid, com o Queen tocando para 72 mil pessoas ao vivo e transmissão via satélite para o mundo todo (na apresentação, eles cantaram algumas músicas do álbum, inclusive "Hammer to Fall").
Temos aqui uma canção que já nasceu um clássico! Uma abertura arrasa-quarteirão, com fortes guitarras (Brian May nos apresenta um riff incrível nessa canção!), linha de baixo trovejante e bateria tão afinada que cada toque nela parecia uma explosão! Sempre é bom lembrar que essa banda possuía apenas quatro músicos, mas que eram excepcionais em suas competências e tiravam um som pra lá de sensacional. O vocal de Freddie está afiadíssimo, como sempre, e o coral ao fundo nos faz reconhecê-los logo no primeiro acorde.
Adoro essa canção. Tem algo meio medieval...rsrsrs..., que me remete às batalhas épicas dessa época. Observem o efeito de um martelo nos segundos finais...
A letra, composta por Brian May, segundo ele trata da vida e da morte, as únicas certezas que temos. Ao longo dos anos, muitos a associaram à Guerra Fria (o "martelo" seria a "foice" da Antiga União Soviética), outros ao Juízo Final, outros ainda a batalhas, enfim...
Bem, se vc é fã do Queen com certeza já deve conhecer essa música. Mas se vc é apenas um admirador, bem-vindo a uma performance inesquecível.
Sobe o som e vamos curtir juntos esse gostoso rock and roll que magicamente nos teletransporta para um pub, tomando uma cerveja no balcão e viajando junto com essa galera.
Vale assistir também o videoclipe oficial do lançamento, com performance ao vivo desses emblemáticos músicos. E, para quem curte, também vale uma visita ao clipe dessa música no show do Live Aid, com uma atuação simplesmente fantástica da banda!
Essa você precisa conhecer!
Queen é imortal, uma das melhores bandas de rock que já apareceram... "Hammer to Fall" no Live Aid foi impactante!