top of page

FRASES MAIS AZUIS – NANDO REIS

Cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical brasileiro, de alta importância para o rock nacional e para a MPB. Só nos Titãs foram 20 anos, de 1982 a 2002, como cantor, compositor e baixista. E uma carreira solo que se iniciou em 1995 e decolou principalmente em 2003, após o lançamento do quarto álbum solo, "A Letra A".


Ao longo de sua trajetória até hoje, Nando Reis estruturou uma belíssima discografia, com muitas canções obtendo destaque de público e crítica. Incluindo muitas músicas que fizeram sucesso com outros cantores/bandas (Cássia Eller, Marisa Monte, Skank, Jota Quest etc.). Aliás, a parceria com Cássia Eller mereceria um capítulo à parte, pois Nando Reis começou a ser ainda mais conhecido como artista solo pelas canções suas gravadas pela cantora... mas essa história fica para uma outra ocasião.


"Frases Mais Azuis" é a quinta faixa do segundo álbum solo de Nando Reis – “Para quando o Arco-íris Encontrar o Pote de Ouro”, lançado no ano 2000. Foi um álbum recheado de grandes sucessos, como: "Relicário", "All Star", "Hey, Babe" e "Quem Vai Dizer Tchau?".


Mas, no meio das 11 faixas do álbum está "Frases Mais Azuis", uma música que não alcançou as rádios e acabou não obtendo o reconhecimento que merecia.

Mas é uma pérola, uma canção apaixonada que merecia ser descoberta...Não que seja totalmente desconhecida, mas é uma pequena joia em seu imenso repertório. Música e letra maravilhosas, com arranjos perfeitos.


Temos aqui uma gostosa balada pop rock, que reúne muitos elementos do seu estilo musical, especialmente quando junta belas melodias em músicas/letras marcantes. Cabe destacar o toque de guitarra de Peter Buck (ex-R.E.M.) e a competência na execução, com produção de Jack Andino e do saudoso e genial Tom Capone. A música tem uma forte cozinha (baixo e bateria), teclados bem anos 1970, com belas guitarras e timbres interessantes. Tudo numa levada em galope. Sonzeira de alta qualidade!


Porém, o maior destaque é mesmo a letra, que merece atenção de nosso olhar, com momentos muito simbólicos, num verdadeiro manifesto ao amor. Um misto de colagens e imagens poéticas do cotidiano afetivo e seus desafios!


Vale observarmos a sensibilidade dos versos, nos passando a sensação de estarmos ao lado daquelas situações vivenciadas. 


Às vezes me parece até uma competência meio mágica que ele tem, com relação à construção de suas belas narrativas musicais. É um dos grandes poetas da minha geração, que me desperta uma profunda admiração e segue produzindo com muita qualidade.


Sobe o som e vamos ouvir juntos! Um clássico no estilo e moderno na linguagem!


Essa você não conhecia!





65 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


raquel.marques
Oct 25, 2021

Sou suspeita em falar sobre esse grande artista, pois tenho uma grande admiração por ele e por todas suas composições, e o cara que escreveu esse texto esta de parabéns, grande conhecedor da boa música

Like

Pérola "escondida" de um dos gênios da música brasileira! Pra se deleitar...

Like
bottom of page