top of page

ESTRELA AZUL DO CÉU – GILBERTO GIL

Estamos em época de festas juninas. Aliás, estamos na semana do São João. É um tempo de celebração singela, que valoriza tradições locais, mas que incorpora, também, elementos culturais e históricos.


Muitos hão de se lembrar do céu povoado por balões coloridos e de múltiplas formas. Sim, claro, hoje em dia a legislação brasileira proíbe a soltura de balões. Mas quero lembrar, aqui, um pouco da magia de um passado em que o balão era um componente lúdico, que habitava a nossa imaginação...


Por isso o blog traz de volta o imortal Gilberto Passos Gil Moreira (Gilberto Gil), numa linda e saudosa homenagem ao balão de São João (cuja tradição veio de Portugal)! E que ele mesmo cita que "não tem mais"...


“Balão era isso

Magia, feitiço

Milagre que não tem mais“...

Trecho dessa linda canção hoje abordada aqui.


"Estrela Azul do Céu" é a 4ª faixa do Álbum "Fé na Festa", lançado com sucesso em 2010. Gil retoma, nesse disco, o universo das festas juninas, com uma celebração do São João, com músicas inéditas e regravações de clássicos, uma coleção de canções repletas de xote, xaxado, baião, maxixe e forró.


Temos aqui uma suave canção. Com bela melodia, uma triste sanfona com frases musicais muito inspiradas, deliciosa percussão, um bonito coral e uma interpretação vocal de Gil com muita sensibilidade! Dá pra sentir uma certa melancolia do arranjo musical, embalando uma justa homenagem.


Vale destacar a poesia da letra, homenageando o balão, resgatando as reminiscências da infância de quem teve a oportunidade de soltar um balão ou assistir ele subindo aos céus… enfim, a festa multicor dessa mágica experiência.


Poesia em forma de canção, com passagens como: “translúcido vitral” ...“ser sobrenatural"...


Sobe o som e vamos juntos curtir uma saudade das noites de São João, com a presença de um Gilberto Gil poeticamente afiado e metaforicamente iluminado.  Salve! Amo essa canção, chego a me emocionar!


Essa você não conhecia!







51 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 opmerkingen


Gil sendo Gil, ou seja, genial! Maravilhosa canção, que nos remete a muitas lembranças...

Like

Virginia Parente
Virginia Parente
20 jun. 2022

Vc tem razão: muito poética e um pouquinho melancólica, mas, sobretudo, muito linda.

Like
bottom of page