Maná é uma famosa, celebrada e premiada banda de pop rock latino, de origem mexicana, na estrada desde 1987, com uma vasta discografia. Considerada um expoente e uma das mais influentes bandas latino-americanas.
Obtiveram muito sucesso de público e crítica especializada e lançaram diversos álbuns ao longo de sua trajetória, alcançando mais de 40 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
"En el Muelle de San Blas" é a oitava faixa do álbum "Sueños Líquidos", lançado em 1997.
Essa canção, que provavelmente você já deve ter ouvido em algum momento, é uma balada que teve sucesso imediato e estrondoso, com sua romântica, triste e belíssima letra.
A música tem uma pegada gitana inconfundível: belos vilões e vocais, além de percussão, bateria (com forte marcação!) e teclados muito azeitados, fazendo um “som” competente e sedutor. Vale ouvir essa turma “ao vivo” e se impressionar positivamente com a qualidade musical deles.
Porém, o toque inusitado e maior destaque aqui é a história que inspirou a letra. A música é baseada na verdadeira e trágica história de Rebeca Méndez Jiménez, uma mulher que esperou por seu amor durante 41 longos anos!
Segundo a lenda local, em sua juventude Rebeca se apaixonou por um pescador chamado Manuel. Ele saiu para o mar, prometendo voltar em breve e se casar com ela. Rebeca ficou tão feliz e animada que vestiu sua roupa de noiva e ficou esperando por seu retorno.
Infelizmente, Manuel foi vítima de um furacão e seu barco naufragou. Nunca mais voltou para o seu amor. Desde então, Rebeca passou a ser vista perambulando pelas ruas do porto de San Blas…. Ela faleceu em 2012...uma trágica história!
San Blas, aliás, é um dos paraísos na Terra... um arquipélago situado na costa atlântica do Panamá, com mais de 350 ilhas de águas cristalinas.
Eu gosto muito da banda e definitivamente ADORO essa canção, não apenas pela qualidade de sua execução e dos vocais, mas também, neste caso, pelo simbolismo e impacto da letra, que retrata uma saudade imensa e por vezes melancólicas.
Na letra, a metáfora da espera, sem perder a esperança, num cais de porto realmente mexe com nossas emoções de maneira avassaladora. A letra tem trechos de pura poesia...
Y el tiempo se escurrió
Y sus ojos se le llenaron de amaneceres...
(E o tempo passou
E seus olhos se encheram de amanheceres...)
Sobe o som e vamos curtir juntos! Vale muito assistir o videoclipe, com sua excepcional fotografia e enredo, apesar de, no final, ser ligeiramente piegas. Mas, quando você descobre o motivo da inspiração, tudo fica sensível, iluminado e diria até inesquecível.
Essa você já conhecia… já a história vai potencializar a sua percepção.
Realmente a música é muito boa, porém o local em si não fica na costa atlântica do Panamá, na verdade é uma pequena cidade na sta pacífica do México no estado de Nayarit. A versão do unplugged é ainda melhor que a de estudio.
Música maravilhosa, de uma banda incrível! Porém, o componente agregado que é a história real que inspirou a música confere à canção uma melancolia mágica, um recorte surrealista do mundo em que vivemos e do coração que carregamos...
Un grupo increíble y con musicas hermosas. Tuve la oportunidad de ver esta banda tocando en vivo hace muchoooos años. Siguen fantásticos! Buenissima canción y te felicito por la escoja mi amigo. Saludos y un abrazo!