Historicamente, o baixo não é um dos instrumentos mais valorizados no meio musical, uma espécie de "patinho feio". Felizmente, há artistas que vêm tentando mudar esse panorama e mudar o patamar da percepção.
Por isso, nesta semana vamos conhecer como pode haver magia no som do baixo, com um dos maiores expoentes e virtuoses atuais desse instrumento.
Antes de começarmos, vamos esclarecer uma questão sobre o instrumento: baixo ou contrabaixo? A princípio, podem ser usadas as duas formas para denominar o instrumento. Mas há uma diferença básica e fundamental: se o instrumento é elétrico, necessitando de amplificador, chamamos de baixo; quando ele é acústico, com som natural, é contrabaixo.
O jovem britânico Charles Berthoud é um fenômeno. Multi-instrumentista, ele se destaca, realmente, como um baixista diferenciado. Possui habilidade, velocidade e sensibilidade extraordinárias para uma instrumento que é base para muitas canções. Além disso, tem uma incrível versatilidade, às vezes aplicando variadas técnicas em uma mesma música e desfilando seu talento independentemente do gênero musical.
Ainda com uma pequena discografia e com uma carreira de pouco mais de dez anos, vem, gradualmente obtendo muita atenção da crítica especializada e de sua já fiel legião de fãs.
"Elevated" é um single lançado em 2023! Por se tratar de uma composição instrumental, não chegou forte e como merecia às plataformas musicais, dada a sua qualidade.
Temos aqui uma linda canção, com muito swing e uma pegada bem pop e melodiosa. Ao longo da música, podemos observar a extraordinária capacidade musical desse impressionante baixista e seus belos timbres, com um estilo marcante.
O arranjo dessa curta música ficou muito bonito e intenso! Um verdadeiro convite a conhecer o surpreendentemente mundo desse icônico instrumento! Mágico!
Sou fascinado pelo som do baixo!
Tive a oportunidade, na infância e na adolescência, de ouvir muita, muita música com meu pai e meus irmãos Paulo e Virgínia. Ele, um músico e regente de formação, toca belissimamente bem bandolim. Já minha irmã tocava muito bem piano e arranhava direitinho na flauta e no violão. Uma família com muita musicalidade. E eu, bem, eu ouvia e aprendia com eles, já desde cedo, a identificar as linhas dos instrumentos nas composições e a me apaixonar pelo mundo da música. Era e ainda é um hobby delicioso pra mim...
Sobe o som e vamos curtir juntos. Vale assistir o videoclipe para viajarmos nessa belíssima composição!
Essa você não conhecia e vai virar fã!
O que esse cara faz com o baixo é espetacular! É bacana ver que um instrumento como o baixo tem sido valorizado!