top of page
Carlos Henrique

DOWN BY THE RIVERSIDE - LOUIS ARMSTRONG

Hoje quero falar sobre uma canção que ouvi pela primeira em 1975, quando eu tinha 10 anos de idade. Uma música que me foi apresentada por meu saudoso pai, que era grande fã desse estilo musical. Uma música que me despertou sentimentos que foram amadurecendo e me acompanhando ao longo da vida.


Estou falando, aqui, de "Down by the Riverside", do gênio do jazz Louis Armstrong.


Um ícone. Cantor, instrumentista (virtuose no trompete), ator, escritor, a verdadeira personificação do jazz, Louis Armstrong fez história. Natural de New Orleans e com uma carreira espetacular, Amstrong deixou um inigualável legado musical, com uma discografia extensa e fantástica, criando um estilo muito próprio.


"Down by the Riverside" é a música 7 do álbum “Louis and the Good Book", lançado em 1958.


Com o passar do tempo, ouvi essa canção mais algumas vezes e minha admiração só foi crescendo. Há algum tempo, estive a passeio em New Orleans, assistindo vários shows de diferentes big bands, e acabei impregnado positivamente pelo estilo, pela riqueza musical e pelo charme e personalidade dessas apresentações. Pude compreender melhor o que tanto emocionava meu pai em suas audições. Lembro de seus olhos brilhando e de um sorriso constante no rosto.


Realmente é algo que conversa com nossos sentidos e dialoga com nossa alma.


Nessa canção, pouco conhecida do público, temos uma performance vocal muito própria; um trompete lindo e cristalino e um coro ao fundo dando o ritmo necessário para a construção de um clássico. Tudo aqui é muito bom! Muito swing, muita qualidade e uma letra bem apropriada para os dilemas do mundo nos anos 1950...


Parabéns ao Louis Armstrong e à banda!


Sobe o som e vamos curtir juntos essa “balada” jazz do mestre do body & soul.


Essa você não conhecia!



70 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Marcelo Lyra
Marcelo Lyra
Mar 08, 2021

Inconfundível!!!!

Like

Só há uma palavra para definir Louis Armstrong: gênio! Impossível não se encantar com esta e outras músicas dele...

Like
bottom of page