top of page

DISRITMIA – CASUARINA

Carlos Henrique

Muita gente conhece um famoso refrão de Dorival Caymmi, que começa com "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é..."


Pois é! O samba é tão importante na música brasileira que, além de fazer parte da cultura e da identidade do brasileiro, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do país. Assim, nesta semana o Blog homenageia esse notável gênero musical brasileiro.


Casuarina é um excelente grupo musical de samba, originado na cidade do Rio de Janeiro. Já está na estrada desde 2001 e possui uma discografia de muita qualidade musical (tanto no instrumental como na interpretação). Sempre com reconhecimento da mídia especializada e dos fãs de um bom samba. Em 2017, o grupo foi vencedor no Prêmio da Música Brasileira, na categoria "Melhor Grupo de Samba".


"Disritmia" é a 4ª faixa do álbum "Roda de Samba do Casuarina e Convidados", lançado em 2010. Um disco extraordinário, daqueles que vale ouvir de cabo a rabo.


Temos aqui um lindo samba. Se você curte o gênero tenho absoluta convicção que já o conhece, inclusive porque a música de hoje se trata da releitura de um clássico, canção do mesmo nome de autoria de Martinho da Vila e gravada por ele em 1974. Mas fiquei na dúvida se essa versão dessa turma tão talentosa chegou aos ouvidos e corações daqueles que merecem ouvir uma grande canção.


Tudo aqui é muito bom! E quem é bom faz ao vivo. Arranjo, flauta transversal, bandolim, percussão, tudo com muita afinação, talento e num delicioso ritmo sincopado, além de uma afetiva interpretação, impressionante, dando o tom exato para uma letra romântica, celebrando o amor sem parecer vulgar.


A letra fala sobre como o amor é, também, refúgio e cura para as dores, os desencantos e os desencontros da vida.


O samba entrou na minha vida musical muito cedo. Meu pai era um grande apaixonado pelo ritmo, pelas letras e por seus diversos estilos e ouvíamos juntos com frequência. Na minha adolescência, o samba fazia parte também do nosso coquetel de diversidade musical, que ia desde Dvořák à MPB, de Pink Floyd a cool jazz, de Zé Ramalho ao Trio Elétrico, entre outros tantos gêneros e estilos. Afinal, como dizem: música é vida!


Vale muito assistir o videoclipe da apresentação ao vivo dessa turma de virtuoses. Sobe o som e vamos ouvir juntos!


Essa, espero (de coração) que vc já conheça e possa curtir novamente!





 
 
 

1 commentaire


eduardo.souzadantas
26 juil. 2024

Versão marcante desse clássico do Martinho da Vila! Muito bom!


J'aime

Indique uma música!

Sua indicação pode virar um post aqui no blog e inspirar outras pessoas.

Obrigado(a) pela sua indicação!

Siga-nos no Instagram:

  • Instagram

Ou entre em contato:

email.png

©2023  |  Essa Você Não Conhecia

bottom of page