top of page

DIGA AÍ, REI – TRIO ELÉTRICO ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR

Atualizado: 20 de fev. de 2023

Estamos em tempo de Carnaval, e o Blog entra no clima!


Com uma dupla comemoração: a volta, por inteiro, do Carnaval de rua, após dois anos de pandemia; e a celebração a Osmar (Osmar Macedo), ou "seu Osmar", como era conhecido na Bahia, o homem que, com seu parceiro Dodô, "inventou" o trio elétrico, em 1950, e que em 2023 completaria 100 anos.

Osmar, uma mente criativa, foi genial também na mecânica, metalurgia e engenharia para a construção civil, mas isso quase ninguém sabe... rsss...Por outro lado, revolucionou a música baiana e brasileira ao criar o trio elétrico e toda uma nova estética na música.


Para celebrar tudo isso, apresentamos uma emblemática música que simboliza a magia do Carnaval baiano.


Formados inicialmente pela dupla Dodô e Osmar, o trio elétrico criado e lançado por eles já faz parte do cenário do Carnaval e influenciou centenas de bandas e blocos carnavalescos. Com uma vasta discografia e inúmeros hits, os irmãos Macedo (Armandinho, Aroldo, André e Betinho) estão na ativa ainda hoje, fazendo um som de extraordinária qualidade técnica e musical, animando os milhões de foliões que os seguem na avenida….


"Diga Aí, Rei" é a 7ª faixa do icônico álbum "Chame Gente", lançado em 1985 e que virou referência no Carnaval baiano. Além da famosa faixa-título, temos aqui uma pequena e simbólica preciosidade.

Com seus solos de guitarra inconfundíveis, além de bateria eletrônica e uma frenética percussão em galope, essa canção descreve a sensação de acompanhar um trio elétrico pelas ruas da Bahia. Emoldurada por uma bela e até utópica letra do poeta Fausto Nilo, que de maneira sublime nos transporta para aquela magia da rua com suas cores, luzes, sons e emoções.


Para quem já viveu, na prática, essa experiência de acompanhar um trio e de se sentir levado e contagiado por aquela energia, essa canção tem um efeito mais profundo. E para você que ainda não teve essa chance, aproveite a canção e vamos fazer essa viagem juntos!


Vale registrar que essa música é bastante desconhecida (uma pena), porém, resume de maneira extraordinária essa experiência.


A performance instrumental é um destaque adicional. Essa galera é muito, muito competente e, juntos, fazem uma sonzeira de arrepiar. Foi com essa música que o ritmo em estilo "galope" entrou de vez no Carnaval baiano, e influenciou muita gente.


Sobe o som e vamos curtir! E, como dizia o poeta: “Já é Carnaval cidade, acorda pra ver“, pois "todo mundo é um rei!".


Essa você não conhecia!







56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page