Muito astral no post de hoje, com reggae raiz no melhor estilo!
Ele teve uma vida e uma carreira curtas, nos deixou em 1981, aos 36 anos, vitimado por um câncer, mas se tornou o maior nome da história do reggae e sua obra é eterna, especialmente no coração de milhões de fãs espalhados pelo mundo afora.
Estamos falando de Bob Marley, brilhante cantor e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar internacionalmente o gênero.
Bob Marley & The Wailers (o grupo que o acompanhou em boa parte de sua carreira) já venderam mais de 250 milhões de discos. Em sua trajetória, Marley emplacou inúmeros sucessos e influenciou várias gerações.
São muitos fãs no mundo inteiro que veneram e celebram a sua arte! Sua obra tratava com frequência de temas políticos, sociais e espirituais.
"Could You Be Loved" é a 8ª faixa do extraordinário álbum "Uprising", lançado em 1980 com estrondoso sucesso de público e da crítica especializada. Foi o último álbum lançado por Bob Marley. Um verdadeiro divisor de águas para a consolidação do reggae.
Uma bela canção, com letra sensível e engajada, recheada de muita musicalidade e um delicioso balanço! Adoro!
Temos aqui tudo de bom reunido. Letra, uma swingada levada do baixo, guitarras precisas, percussão azeitada, coral e uma interpretação muito inspirada de Marley e sua competente banda. Um clássico que não poderia ficar de fora do Blog!
Muito estilo, charme, harmonia e sonoridade que viraram referência...
Sobe o som e vamos rever juntos essa música, que já foi regravada por inúmeros outros artistas.
Essa música também está incluída no álbum "Legend", de 1984, que reuniu os maiores sucessos de Bob Marley.
E, no ano passado, um novo videoclipe com essa música estreou no canal oficial dele. O vídeo foi inspirado por Cedella Marley, uma das filhas do artista, escolhida como embaixadora global do programa de futebol feminino jamaicano.
Essa você não lembrava e vai sair cantarolando!
Bob Marley é uma lenda, brilhante estreia no Blog!