Muito popular e tendo sido interpretada por diversos expoentes da ópera e da canção popular, chega ao blog uma famosa composição musical para violão clássico e orquestra do compositor, pianista e violonista espanhol Joaquín Rodrigo. Escrita em 1939 e interpretada pela primeira vez, em estreia mundial, em 1940, no Palácio da Música Catalã de Barcelona.
Na versão aqui apresentada, a interpretação é do virtuoso e magnífico guitarrista espanhol de flamenco, reconhecido internacionalmente, Paco de Lucía, nome artístico de Francisco Gustavo Sánchez Gomes, músico extraordinário, além de compositor e produtor, que transcendeu fronteiras e estilos. Com uma belíssima discografia, Paco de Lucía, falecido em 2014, esteve diversas vezes no Brasil, sempre com sucesso de público e crítica.
"Concierto de Aranjuez" é a primeira obra escrita por Joaquín Rodrigo para guitarra clássica (conhecida no Brasil como violão) e orquestra.
Temos aqui uma belíssima música, clássica, elegante, uma verdadeira obra de arte, que nos desperta muitas sensações. Rodrigo, que era cego desde os quatro anos de idade, compôs essa instigante obra inspirado pelos sons e odores do Palácio de Aranjuez e pela sua vivência na Espanha durante a guerra civil.
Neste adágio (que é um andamento musical lento), temos belos solos de violão, numa crescente de emoção até o momento de clímax (minutos 8 e 9), que nos remete a sentimentos profundamente distintos….nas primeiras audições, me pareceu muito romântico e delicado. Mas, recentemente, influenciado pela leitura de que seu autor perdera um neném (que nasceu morto) e que todo esse sentimento estava representado na melancolia e imensa saudade dos acordes finais, tive outro olhar...
Enfim, uma obra para ser degustada com alma e coração abertos.
Caso já a conheça, vale a pena ouvir novamente. Caso seja sua estreia, te desejo uma boa viagem musical, pois você está diante de algo muito intenso e sensível.
Parabéns a Paco de Lucía e orquestra!
Sobe o som e escolhe um momento e um cantinho... Você vai gostar!
Essa você não conhecia!
Bela canção, belo arranjo... Paco é fenomenal! Belíssimo!
Interpretação sensacional desse clássico da música mundial... um bálsamo para nossos ouvidos!