top of page

CALDEIRA – MILTON NASCIMENTO (PARTICIPAÇÃO DO GRUPO ÁGUA)

Atualizado: 8 de jan.

Está de volta ao Blog um carioca muito mineiro, maneiro e genial, ou o carioca mais mineiro que existe, já que ele passou a viver nas Gerais desde muito pequeno. Sim, estamos falando de Milton Nascimento. “Bituca” para os íntimos. Sem dúvida, um dos maiores nomes da música brasileira das últimas seis décadas.


Oficialmente “aposentado”, realizou sua última turnê em 2022, que culminou com um show de encerramento apoteótico, no Mineirão, em novembro de 2022. O cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical agora vive uma vida “normal”, segundo seu filho Augusto. Eventualmente, faz participações em shows de outros artistas ou trabalhos pontuais. E lançou um último álbum em agosto de 2024, gravado em colaboração com a cantora de jazz norte-americana Esperanza Spalding.


Mas hoje vamos falar de "Caldeira". Uma música instrumental incrível. É a faixa 7 do álbum "Geraes", lançado em 1976. Mais um dos muitos álbuns históricos lançados pelo artista em seus mais de 60 anos de carreira pelos bailes da vida e nas andanças pela estrada.


O álbum traz uma forte representação da cultura latino-americana nas temáticas e na escolha do repertório. Teve um significativo papel na conexão da música de Milton Nascimento com o público latino-americano, numa época em que ele já era conhecido mundialmente.


Em “Geraes”, abre-se terreno para a participação de outros artistas. São apenas três as composições surgidas do próprio punho de Milton Nascimento. "Caldeira" é uma composição predominantemente instrumental (mas com um coro cativante), que reflete o lado mais experimental de Milton. A composição é de Nelson Arraya, do Grupo chileno Água, diretamente dos Andes.


A canção cria uma ambientação introspectiva, com arranjos delicados e melódicos que evocam imagens de simplicidade e de conexão com a terra. A música possui uma narrativa muito particular, construída por meio de uma melodia minimalista e uma progressão harmônica que traduz sentimentos de nostalgia e contemplação. Um som mágico. A levada é empolgante, e o coro contagia, com a participação de Milton e dos integrantes do Grupo Água.


Os instrumentos de cordas e de sopro, numa suave mas marcante mistura, e as nuances da execução remetem à música regional (ou será latino-americana?). Lembra um pouco a vida no campo, mas com um toque universal típico da obra de Milton.


Eu ouvia essa música com meus irmãos, quando era muito jovem, e ouvi-la novamente sempre me traz muitas lembranças e nostalgia...


"Caldeira" pode ser vista como uma metáfora sonora que remete ao trabalho, à energia transformadora e à resiliência, mas também a uma viagem de trem, a uma dança em torno de uma fogueira, enfim...


Venha embarcar nessa gostosa viagem pela imaginação!


Essa você não conhecia!







1 Comment


Essa música é mágica, é um cântico que muitos de nós conhecemos desde há muito tempo, e de vez em quando nos pegamos cantarolando ou rememorando...


Like

Indique uma música!

Sua indicação pode virar um post aqui no blog e inspirar outras pessoas.

Obrigado(a) pela sua indicação!

Siga-nos no Instagram:

  • Instagram

Ou entre em contato:

email.png

©2023  |  Essa Você Não Conhecia

bottom of page