BEIJO DE PLANETA – MORAES MOREIRA
- Carlos Henrique
- 10 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de dez. de 2024
De volta ao Blog um ícone do Carnaval baiano e da música brasileira, o saudoso e talentoso Moraes Moreira (que infelizmente já não está mais entre nós), com suas belas melodias e letras bem rimadas.
Um dos músicos mais criativos e versáteis da nossa história, deixou como grande legado cantar os "muitos brasis" que temos no país, com uma enorme contribuição para a nossa MPB! Cantor e compositor de mão cheia, Moraes nos deixou uma vasta discografia, tanto da sua carreira solo quanto da sua extraordinária contribuição ao genial grupo Novos Baianos.
É dono de grandes hits como "Pombo Correio", "Preta Pretinha", "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira", "Chão da Praça", "Acabou Chorare", "Besta é Tu" e vários outros, além de inúmeros sucessos também na interpretação de outros artistas ("Festa do Interior", com Gal Costa; "Felicidade", com Simone; entre outras clássicas canções).
"Beijo do Planeta" é a 7ª faixa do extraordinário álbum “Mancha de Dendê Não Sai“, lançado no longínquo ano de 1984. Um disco muito aclamado pela crítica especializada e por sua legião de fãs. Um álbum que passeia por casos, usos e costumes de diversos cantos do Brasil.
Tamos aqui um xote pop romântico, em uma bela parceria com Dominguinhos. Uma linda canção, com o DNA de Morais na letra e um show de ritmo e rimas! Tudo com um suave arranjo de teclados, bem sincopado.
Destaques para letra e para a voz, a energia e a poesia do querido Moraes, esse inesquecível cancioneiro do Brasil!
A letra é poesia pura, como esse trecho:
"Mina de prata,
Ilumina a serenata
Dos namorados
Mata a saudade que mata
Clareia a mata,
Deixa só a solidão
Clareia mar e sertão
Seja luz enquanto há trevas
Dentro do meu coração"
Sobe o som e vamos curtir juntos!
Essa preciosidade você não conhecia!
Moraes Moreira deixou saudades, mas seu legado estará por aí eternamente!