top of page

AVE DE PRATA - ZÉ RAMALHO

Atualizado: 6 de jul. de 2021

"É muito mais do que muito..." E, porque é muito mais do que muito, está de volta ao Blog, em grande estilo, o nosso poeta visionário, Zé Ramalho, que dispensa comentários adicionais, tamanha a importância e a influência da obra musical desse cantor, compositor e músico paraibano.


"Ave de Prata" é a faixa 10 do álbum "A Terceira Lâmina", lançado em 1981. Essa canção, de autoria de Zé Ramalho, já havia sido gravada e interpretada magistralmente por Elba Ramalho (sua prima), com muito sucesso de público e crítica, dois anos antes, no álbum de estreia da Elba.


Ouvi pela primeira vez essa canção na querida presença do meu pai. Ele ficava instigado e extasiado com certas construções metafóricas e era um fã de carteirinha, do que ele já intitulava na época de: o nosso poeta do apocalipse!


O misticismo sempre foi uma das características marcantes da obra de Zé Ramalho, principalmente nas décadas de 1970 e 1980. Mas "Ave de Prata" é muito mais do que um sucesso ou uma música mística. O conjunto de letra mais melodia é dos mais instigantes que já conheci, reunindo, numa mesma canção, um tom ao mesmo tempo apocalíptico, profundo, perturbador e sublime.


Temos aqui música e letra muito intensas, nos remetendo a uma sequência de sons e “imagens” carregados de ritos e simbolismos: gemidos da terra, a esfinge, o vagalume do mar, além, é claro, da própria ave de prata (entre outras pérolas). Há vários dualismos citados ou implícitos na canção - bem X mal; nascimento X morte; trevas X luz; água X fogo...


A música tem um clima mágico, surreal às vezes, com seu pulsante contrabaixo na marcação, belos violões de aço e um extraordinário sax soprano solando ao fundo.


Porém, é na sua forte interpretação, de voz grave e contorno soturno, que Zé Ramalho consegue passar toda a grandeza e o impacto dessa canção.


Não é das músicas mais conhecidas do autor, mas creio que representa com muita qualidade o “mundo paralelo e visionário” tão característico de sua obra! De arrepiar!


Sobe o som e entre no clima! Você vai curtir!


Essa você não conhecia (na voz do poeta Zé Ramalho).





387 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Música profética, interpretação arrebatadora!

Like
bottom of page